Instituições de ensino de Natal passaram a adotar em sala de aula a filosofia clínica. O método permite que os alunos possam refletir, de modo mais abrangente e crítico, sobre os próprios problemas.Em Natal, o professor de filosofia Guto de Castro já trabalha com a técnica na Escola Estadual Educandário Oswaldo Cruz, no IFRN, Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade Dom Heitor Sales.
Na prática, o profissional procura abranger os problemas que perturbam os mecanismos do pensamento humano utilizando a psicoterapia individual e também aplica a busca ao autoconhecimento. “Nos dias atuais, em que situações de estresse muitas vezes conduzem à depressão, fobias e outras perturbações emocionais, o campo desses filósofos tende a ampliar”, explica Guto. Segundo ele, a atividade tende a reestabelecer a harmonia da alma humana, resgatando valores da humanidade.
Ao contrário da psiquiatria e da psicanálise, essa esfera não trabalha com a ideia de normalidade e de patologia, mas com o histórico de vida do paciente, abordando a lógica formal – conceitos, juízos, raciocínios e pensamentos, para desenvolver o autoconhecimento. “Deve-se tomar o cuidado de estabelecer com o paciente uma sintonia positiva, mantendo assim um entendimento necessário para a eficiência terapêutica”, finaliza Guto de Castro.



ConversionConversion EmoticonEmoticon