Os números do desemprego no Rio Grande do Norte chamam atenção. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao 2º trimestre de 2018, mais de 201 mil pessoas estão desempregadas no Estado, o que corresponde a 13,1% da população potiguar. Além disso, a falta de esperança na hora de encontrar um emprego fez com que 178 mil potiguares desistissem de procurar trabalho no Estado.
Ampliar as possibilidades de utilização do Microempreendedor Individual (MEI) para tentar incluir as pessoas que não estão mais procurando emprego é uma das propostas apresentadas pelo candidato a deputado federal Arthur Dutra. Para ele, é imprescindível trabalhar, na Câmara Federal, para reacender a economia do Estado, para que as empresas privadas possam voltar a contratar e, mais do que isso, estimular o empreendedorismo como forma de fomentar o desenvolvimento econômico do RN.
“No governo do PT, muitos trabalhadores desempregados tentaram formalizar empresas e se endividaram. Agora, não podem se tornar microempreendedores individuais, pois ainda estão vinculados às empresas anteriores que não deram certo”, afirma Arthur.
Outro dado preocupante registrado na pesquisa do IBGE é o da subutilização da força de trabalho que, no RN, atinge 35,4%. Isso significa dizer que, cerca de 365 mil pessoas estão desocupadas ou estão subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas. Segundo Arthur, quase 85% dos empregos gerados no Rio Grande do Norte são através da iniciativa privada.
Expandir as linhas de crédito, tanto do BNDES quanto do Banco do Brasil, fomentando o microcrédito é mais uma proposta apresentada pelo candidato. Esta experiência, segundo ele, já foi realizada e deu certo. “Isso deixou de ser utilizado quando os últimos governos preferiram jogar dinheiro apenas para os empreiteiros amigos ou para os frigoríficos com os quais tinham interesse”, relatou.
ConversionConversion EmoticonEmoticon