Pacientes em busca de remédios ofertados gratuitamente pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) estão sem fornecimento há pelo menos 15 dias, especialmente os de tratamento de transtornos mentais e da diabetes.
Francisco Rocha, pai de Ana Paula Rocha, 39 anos, diz que a filha sofre de esquizofrenia crônica, e precisa de tomar Quetiapina, medicamento que serve para controlar os transtornos psicóticos. No entanto, o remédio está em falta desde o último dia 10 de agosto.
Desde então, ele volta quase todos os dias à unidade de saúde que fica em Mossoró e ouve dos funcionários que ainda não há uma data prevista para a chegada das remessas.
Os medicamentos são distribuídos, em todo o Rio Grande do Norte, por unidades de distribuição administradas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública. O órgão informa que os lotes são encaminhados pelo Ministério da Saúde, sendo que o último foi no dia 10 de julho.
A Sesap alega que a quantidade recebida foi menor do que a solicitada e por isso teria ocorrido a falta no estoque dos postos de distribuição. Ainda de acordo com a secretaria, um novo pedido de remessa será feito nos próximos dias.
Procurado pelo Agora RN, o Ministério da Saúde informou em nota que a distribuição do medicamento Quetiapina está regular em todo o país. Só para o Rio Grande do Norte, segundo a mesma fonte, foram encaminhados 608.670 comprimidos do medicamento nas composições de 25mg, 100mg e 200mg.
Já em relação aos pacientes que necessitam de insulina NPH, ainda segundo o Ministério, as entregas obedecem aos cronogramas da empresa fornecedora, conforme agendamento prévio das secretarias estaduais de saúde.



ConversionConversion EmoticonEmoticon